quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Era a terra sem forma e vazia...

Meditando sobre a criação do mundo a luz da Bíblia.

Gênesis 1:1 No princípio Deus criou os céus e a terra 2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
João 1:1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2 Ele estava com Deus no princípio.3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; nada do que existe teria sido feito.4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. 5 A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
O livro do gênesis narra a criação do universo, com a frase: "no princípio Deus criou os céus e a terra". Há uma complexidade insondável, pois o termo "criou", não significa que o universo veio a existir com toda a sua grandeza no exato momento da criação, esse universo está se expandindo. Deus ao criar ele usava sua onipotência de Criador, usava o Verbo que fazia as coisas se produzirem e tudo era abençoado e se tornava fecundo pela ação do Espírito Santo que pairava sobre as águas.
Não nos foi revelado o que havia antes disto, perguntar o que Deus fazia antes de criar o mundo é pergunta sem resposta, porque se soubéssemos, Ele não seria Deus. Quando a Palavra de Deus é mencionada, coisas maravilhosas acontecem.No livro de Gênesis, nós temos a descrição de uma terra 'sem forma e vazia'; temos a ilustração do caos.
O universo do homem precisa do Espírito de Deus para que não seja dominado pelas trevas e tragado pelo abismo, pois o homem sem Deus é um universo dominado pelas trevas, tendo abaixo de si um abismo, que só não submerge se o Espírito de Deus se mover sobre ele.
Mas quando a Palavra de Deus é mencionada, note que, onde havia trevas passou a existir luz, onde havia uma massa disforme, sem vida, passou a ser um mundo conforme a vontade de Deus. Podemos dizer sem medo de errar, que quando Deus não está contente com a situação em que as coisas se encontram, Ele através da sua palavra, transforma, para que Ele possa olhar de novo e ver que agora “está bom”. Quando a Palavra de Deus é mencionada, tudo se transforma. Quando o homem deixa Cristo fazer morada em seu coração, o Espírito se move e ocorre uma total transformação. Este homem é restaurado à imagem e semelhança de Deus em retidão, caráter, pureza, santidade, etc. Creia!


Primeiro dia: Gênesis 1: 3 Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. 4 Deus viu que a luz era boa , e separou a luz das trevas. 5 Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.
Ao meditar podemos observar claramente que antes de Deus falar: "Haja luz", a situação inicial era de trevas; a partir do momento da Luz manifestar-se, ocorreu que "algo" permaneceu em trevas, confirmando pelo versículo 4. Ele ordenou que houvesse a separação entre a Luz (do haja luz), e as trevas (que já existiam) mas, essas Trevas não foram alcançadas, que não foram envolvidas e agraciadas pelo Haja Luz; tanto que, a Luz do Haja Luz, Ele chamou Dia (versículo 5) e, o que ainda permaneceu em Trevas, chamou Noite (ainda versículo 5), encerrando o versículo confirmando que era o primeiro dia.
Pois bem,no primeiro dia ocorreu a separação entre o dia e a Noite e, para a parte que permaneceu em trevas, Deus criou os luminares. Por isso , e repetidamente, diz que esses luminares eram para alumiar a terra, ou seja, a terra onde habitamos estava em trevas, mesmo depois do Haja Luz do primeiro dia da criação. No primeiro dia da criação, a separação Dia e Noite corresponde aos dois únicos reinos existentes: Reino dos Céus e o Reino das Trevas; Reino do Dia e Reino da Noite; Reino do outro mundo e Reino deste mundo; abaixo do firmamento e acima do firmamento; águas acima do firmamento e águas abaixo do firmamento; o firmamento separa os Reinos.
João 18:36 Respondeu Jesus: " O meu Reino não é deste mundo..." João 9:5 "Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo."
Hoje, Ele continua neste mundo, pela Igreja, que são os filhos de Deus, aqueles que crêem, aqueles que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador.



Segundo dia: Gênesis 1:6 Depois disse Deus; "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas". 7 Então Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. E assim foi. 8 Ao firmamento Deus chamou céu. Passara-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. 9 E disse Deus: " "Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca". E assim foi. 10 A parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.
E assim as águas debaixo do firmamento, fluindo como um rebanho à procura de local aprazível, congregaram-se nas regiões mais baixas, escoando-se rapidamente para formar as bacias oceânicas, e a mesmo tempo deixando aparecer as porções continentais de terra seca, "terra firme", e entre elas o limite constituído pelo litoral e pelas praias, indicando a ação erosiva das águas que também foi direcionada para a modelagem da superfície do planeta.
Em obediência à ordem de Deus,por ocasião do Êxodo, as águas também se dividiram, e o povo de Israel atravessou em seco o Mar Vermelho ( Êxodo 14: 16 e 21, e Hebreus 11:29), numa demonstração de fé n"Aquele a quem até os ventos e o mar obedecem (Mateus 8:27).

Terceiro dia: Gênesis 1: 11 Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi.12 A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies . E Deus viu que ficou bom. 13 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia.

Quarto dia: Gênesis 1:14 Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações,dias e anos, 15 e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim foi. 16 Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. 17 Deus os colocou no firmamento do cèu para iluminar a terra, 18 governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom. 19 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.


















11 comentários:

  1. Olá Alzira.

    Que Blog lindo, amei demais!

    Escrever a Bíblia será muito bom para aprendermos um pouco mais no dia a dia sobre essa Palavra maravilhosa.

    Parabéns e virei sempre ler e fui a primeira a seguir, estou feliz pelo seu trabalho, continue!

    Beijos

    Marize

    ResponderExcluir
  2. Olá ! Li o seu estudo , e você teve uma ótima interpretação , mas faltou muita base , posso mostrar o que Deus abriu os meus olhos para poder enchegar por detras das escrituras ???
    Eu vou te passar resumiddente ok ???Se você quiser , posso te passar o estudo completo !

    Leia 2 CO 4 : 6 e medita bem na chave que Paulo vai dar.........[Medita bem mesmo e vê que Paulo está falando do princípio ]

    Depois que você tiver entendido essa chave , vê que Paulo sustenta esse raciocínio dele em outras cartas sua ; por exemplo !
    Paulo disse que nós somos do Dia , e não da Noite , Paulo disse que nós somos luz no Senhor !
    Paulo disse que antes nós eramos trevas , mas agora somos luz no Senhor !!!

    Paulo também disse para os crentes que estavam em Roma , que é para nós andarmos como de Dia , não em glutonarias , bebedices etc.....
    ou seja , quem anda de noite , anda nessas coisas ...........mas , será que de dia as pessoas não andam em glutonarias , bebedices etc ???? Claro que andam , mas Paulo estáva falando algo espiritual !
    Por que no princípio , Deus havia separado a luz das trevas , e Deus chamaou a luz de Dia , e as trevas de Noite ! Paulo está falando para nós andarmos separados , como no princípio Deus fez !
    Em outra carta , Paulo disse qie os que dormem , dormem de " noite " os que se embebedam , se embebedam de "noite"
    Mas será que é só de noite que as pessoas fazem isso ??? claro que não , ,mas Paulo está falando das pessoas que não foram separadas por Deus , e que estão de noite , ou seja , NAS TREVAS "

    Deus , quando disse :haja luz ,houve realmente a luz , mas se a luz estivesse resplandecido sobre "TODAS AS TREVAS " não haveria necessidade de Deus separar as trevas da luz ; não é verdade ??
    Pois se a luz estivesse resplandecido em todas as trevas , tudo seria luz , e não existiria as trevas para Deus fazer a separação !
    Deus , através da sua criação , estava fazendo uma " ALEGORIA " Deus ja enchergava a queda do homem , e Deus ja anunciava a vinda do seu filho

    ResponderExcluir
  3. continuando ...........
    Deus ja anunciava a vinda do seu filho sobre as trevas , leia também IS 60 : 1-3

    No princípio , criou deus os céus e a terra , e a terra [ERA SEM FORMA E VAZIA]
    mas no original , no Hebraico , disse que a terra [TORNOU-SE] sem forma e vazia .
    procura isso para você ter certeza !
    A prova disso , é que o próprio Deus , disse que não fez a terra sem forma e vazia [ IS 45 : 18 ]

    Deus ja enchergava tudo , e através da sua prórpio criação , Deus ja nos mostrava alegoricamente , o que havia de acontecer , por que Deus é aquele que anuncia o "FIM DEZ DE O PRINCÍPIO IS 46 :10"

    Deus queria que a luz resplandecesse em todas as trevas , por que Deus NÃO DISSE:
    HAJA LUZ , E TAMBÉM TREVAS ; DISSE ???
    Mas Deus disse : HAJA LUZ !
    Mas , como os homens amaram mais as trevas do que a luz , Deus teve que fazer separação da luz e das trevas, ou seja , dos filhos da luz , e dos filhos das trevas !

    VÊ o que Tiago diz em TG 1 : 17 ???
    Deus é o Pai das luzes !! Por que ???
    Por que Paulo disse que nós somos "FILHOS DA LUZ "
    Jesus também disse que Ele é a luz que veio ao mundo !

    ahhhhh por que Deus não disse no primeiro dia que era bom ???? Deu s ficou calado nesse dia , eus não disse que era bom ; percebeu isso ???
    Por que , como Deus vai dizer que é bom , se a terra [ que é o coração do homem ] tronou-se sem forma e vaizia ???

    Como Deus vai dizer que é bom , se Ele mesmo teve que fazer a separação da luz , e das trevas , do dia , e da noite , sendo que , Deus queria que todos os homens fossem salvos ????

    Por que Deu snão estava apenas criando o mundo , mas através da sua criação , Deus estava fazenso uma sombra , e nos mostradno como Ele ja sabia de todas as coisas !
    Deus ja enchergava tudo , e fez o mundo alegóricamente !!! Eu tive que escrever tudo resumidamnete tá rsrs , por que não da para explicar tudo direitinho escrevendo !
    Medita nessas coisas , e analiza para ver se é verdade tudo isso !!! Esses são os versos nos quais Paulo trata desse assunto [ espiritual ]
    A chave é essa : 2 CO 4 : 4-6 presta atenção no verso [6]

    1 TS 5 : 5-8
    EF 5 : 8
    RM 13 : 11-14 andar como de "DIA"

    Deus abençoe !

    Tem também JO 1 : 1-12 JO 8 : 12

    JO 3 : 16-21 .............

    A revelaççao da criação de Deus !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá irmão em Cristo Blogger!
    Obrigada pela revelação da Criação de Deus. Aprendi mais um pouquinho sobre este assunto.
    Você foi usado por Deus para me revelar esta base,pois,quando estava estudando a Criação do mundo pedi a Deus em nome do Senhor que me desse uma revelação sobre este assunto.
    Volte sempre!
    Peço a Deus para te abençoar rica e poderosamente em nome do Senhor Jesus.
    Obs.Desculpe por estar de respondendo agora eu estava afastada do Blog por falta de tempo.

    ResponderExcluir
  5. Para Blogger,
    em tempo: Obrigada pela linda participação. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Para Marize
    Olá!
    Obrigada pela sua participação e lindas palavras.
    Estive afastada por falta de tempo,mas estou voltando rsrsrs.
    Jesus te ama muito e eu também!

    ResponderExcluir
  7. Para Arnaldo Ribeiro
    Olá! Obrigada pela participação. Peço a Deus para te abençoar rica e poderosamente em nome do Sr. Jesus.
    Obs: Estava afastada por falta de tempo.

    ResponderExcluir
  8. olá !!!
    Sou o irmão que escreveu sobre a revelação da criação de Deus !!!
    Eu havia perdido esse blog , mas encontrei novamente sem querer rsrsrsr , e li o que você comentou sobre o meu comentário !
    Vou te passar mais um coisa , ensina essas maravilhas de Deus para todos !!!
    Eu estudo o grego koiné , e isso tem me aujdado muito a entender melhor as escrituras , pois foi no grego koiné que o novo testamento foi escrito pelos Apostolos ( enviados ).

    sobre a criação !

    Percebe que a escritura vai fazer questão de dizer que todos os dias houve tarde e manhã .......
    Se houve tarde e manhã , logo houve dia e noite , mas para os hebreus e judeus , se contam tardes e manhas !
    Primeiro dia = houve tarde e manhã
    Segundo dia = houve tarde e manhã
    Terceiro dia = houve tarde e manhã
    Quarto dia = igual
    Quinto dia = igual
    Sexto dia = também

    Mas e o sétimo dia ????
    Por que as escrituras não dizem que houve tarde e manhã ????
    Diz que Deus descansou no sétimo dia e só , mas não diz que houve tarde e manhã ; sabe por que ????
    Por que não houve noite !
    Em apocalípse 21 e 22 , a revelação diz que na cidade não precisa de ( sol )
    por que Deus e o cordeiro ilumina a Esposa , e a cidade não precida de lua , por que nela não havera ( noite )
    Deus separou a luz das trevas no princípio , e na cidade não há trevas nem noite , e nem precisa de sol !
    Agora pensa !!!!
    Nós , os vencedores , aqueles que tiverem parte na primeira ressurreição , vão reinar com Cristo durante 1ooo anos AP 20!

    E é justo no sétimo dia que Deus descansou e nesse dia não houve tarde nem manhã !
    O sétimo dia , é na verdade o sétimo milênio e o verdadeiro sabado que Cristo e a igreja vão descansar com o Pai , o criador de todas as coisas!
    PAULO diz nas suas cartas que Adão e Eva eram as figuras de Cristo e a igreja !
    Vê que as escrituras não dizem que Deus Adão e Eva descansaram no sétimo dia , mas que apenas Deus descansou no sétimo dia !
    Adão e Eva não puderam descansar por causa da queda que foi no sexto dia (isto é o que se entender em Gênesis )
    Deus , em Gênesis 2 , volta a história para contar com "mais detalhes" o que Ele ja havia dito em GN 1 , e Deus detalha que o homem foi criado no sexto dia , e acrescenta em seguida que houve a queda do homem ( confira )
    E logo depois disso , em continuidade com o texto , depois da queda do homem , as escrituras dizem que na "VIRADA DO DIA "
    Deus estava passeando pelo jardim !!!
    Agora eu pergunto :
    virada de qual dia ????
    R: do sexto para o sétimo !
    minha conclusão é esta:
    Que Adão e Eva foram empedidos de entrarem no descando de Deus , por causa da desobediência , e isso era uma figura que Cristo e a igreja descansariam no sétimo dia , ou seja , no milênio , reinando com o Pai sobre a terra !!!

    Esse é p segundo ponto do estudo que eu disse que te passaria .
    Se você entendeu , manda resposta , por que vou passar a terceira parte que confirmam essas coisas !!!
    busque os versos que passei de base no estudo acima ok????
    Não foo por acaso que Deus detalha todos os dias que houve trade e mahnã , mas no sétimo dia a escritura não diz !
    E também não é por acaso que AP 20 diz que os vencedeores vão reinar com Cristo durandte 1000 anos , e também não é por acaco que na cidade santa ( na esposa do cordeiro ) não haverá lua , nem noite , nem sol , mas somente a luz de Deus e do cordeiro !

    Para Deus , uma dia é como 1000 anos , e 1000 anos como uma dia !
    Deus abençoe !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANDOU LENDO OS LIVROS DA ÁRVORE DA VIDA, AONDE ELES SUSTENTAM A TEORIA DO INTERVALO NÃO FOI IRMÃO?

      Excluir
  9. A paz de Jesus !
    Tenho certeza que você não é pó !
    O homem foi formado do pó , e ao pó voltará , mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre !!!
    Pedro diz que nós somos "pedras vivas "
    Cristo é pedra viva e preciósa , e em breve , nós , os vencedores , também seremos pedras vivas e preciósas !

    O muro da cidade ( ou seja , a Esposa do cordeiro ) tem 12 fundamentos , e neles escritos os 12 nomes dos apóstolos do cordeiro , e esses 12 fundamentos estão enfitados de todo o tipo de pedras preciósas !!!
    Você sabe o que isso significa ?????

    Cada fundamento do muro é uma pedra preciósa , mas nos fundamentos estarão escrito os 12 nomes dos Apóstolos do cordeiro , mas nós também fazemos parte desses 12 fundamentos , por que nós estamos edificados sobre o fundamento dos Apóstolos EF 2 : 20--22
    E as pedras preciósas estão adornado os 12 fundamentos do muro !!!
    O homem que não crê na vida eterna , retornará ao pó da terra , e se levntará para o juizó eterno , mas o homem que crê no Senhor Jesus , não irá para o pó , por que quando morrer , a vida ira ficar escondia no esconderijo do altíssimo , isto é , em Cristo CL 3:1-4
    E quando Cristo que é a nossa vida se manifestar , nós também nos manifetaremos com Ele em glória ( não em pó ).

    No peitoral da vestes de Arão ( o sulmo sacerdóte ) estavam 12 pedras preciósas , e em cada uma delas escrita o nome das 12 tribos de israel !
    Nós somos a casa de isrrael , e somos o reino de Deus que é formado de 12 tribos TG 1 : 1 !
    Pedro disse que nós somos sacerdótes reais , nação eleita , povo santo 1 PE 2 : 4-9

    Na aintida alliança , Deis queria que todas as tribos fossem um reino de sacerdótes , mas somente a tribo de Levi ficou com Deus quando Moisés retornou do monte com os 10 mandamentos , mas Deus queria que todas as tribos fossem saverdótes Dele EX 19 .................
    Mas Jesus recapitulou isso , Jesus fez isso ser realidade , e ainda mais , hojê . pessoas de todas as tribos , povos linguas e nações são sacerdóstes de Deus !

    Você não voltará ao pó da terra !
    Jesus disse para os discípulo que na cidade em que eles esntrarem , e não crerem no Evangélho , era para eles sacudirem o "pó" das vestes como testemunho contra aquela cidade!
    E qual era o testemunho que aquele pó sacudido das vestes iriam dar contra aquela cidade que não cresse ????

    Se a pessoa não crê no Evangélho da salvação , logo não tem a vida eterna , e então voltará ao pó da terra , por isso que o pó deveria ser sacudido da veste ,um modo simbólico de mostrar que aquela cidade , ou seja , os moradores daquela cidade não receberam a vidade eterna , e voltariam ao pó da terra , o pó deveria ser sacudido das vestes se a pessoa não tivesse fé .
    Isso ira dar testemunho no dia do juízo contra os incrédulos.
    Vestes falam de justiça , e a justiça sacode o pó !

    ResponderExcluir
  10. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com o Criador do Reino dos céus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO:
    (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO:
    Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel:
    (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir

 
©2007 '' Por Elke di Barros